sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Resenha - Como eu era antes de você

Oi, tudo bem?

Faço a resenha desse livro, depois de ficar dias procurando algum livro interessante para ler na minha "pequena" biblioteca virtual de 802 títulos e me deparar com uma das histórias mais lindas que já li.

O que me chamou a atenção primeiro foi a frase de capa " Um livro magistral, com personagens carismáticos, verossímeis e absolutamente convincentes. Lou e Will vão conquistar os corações dos leitores como fizeram Emma e Dex, de Um dia" - The Independent.

Bom, eu sou apaixonada por Um Dia: li o livro, vi o filme, comprei o filme e sei as frases quase de cor. Então eu tinha que ler esse, certo?!

Segue:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Eu já fiz isso uma vez aqui. Vocês também são como eu, que lêem o livro e já imaginam o personagem como algum ator conhecido? Eu confesso que a Lou logo veio na minha cabeça, mas o Will demorou para formar um rosto conhecido para mim porque eu achei ele um personagem tão único que não dava para comparar com ninguém.

Não dá para falar muito do livro sem entregar alguns pontos da história. Eu amei a Lou e me identifiquei bastante com aquela coisa que a gente às vezes tem de se conformar com a vidinha que levamos: emprego, família, namoro. Pra quê novidades? Logo, ela foi confrontada com um cara que sempre curtiu novidades, aventuras radicais e agora está preso à uma cadeira de rodas pro resto da vida.

O livro não é melancólico e nem meloso ou romântico em excesso. Gostei muito porque ele mostra com clareza o lado do cadeirante também: as dificuldades, medos, problemas, coisas que nem eu imaginava que uma pessoa assim pudesse enfrentar. E a história de amor e renúncia é muito tocante porque nos leva a pensar no outro, que muitas vezes pensamos só na gente, nos nossos sentimentos e esquecemos que o outro também tem direito à escolhas, decisões e, mesmo que elas sejam contrárias à nossa vontade, devemos respeitar o outro. Por mais difícil que seja.

Para quem se arriscar a ler, aviso: você vai chorar baldes de lágrimas. Não é um livro simples como A CULPA É DAS ESTRELAS. É uma história tocante de pessoas adultas, pessoas como eu e você que lidam com os mesmos medos e problemas que lidamos todos os dias. Lou poderia muito bem ser uma amiga do meu trabalho e a família de Will com certeza poderia ser alguma família rica que conheço na cidade. 

Se estiver a fim de uma leitura que vai te levar a refletir sobre temas como amor, amizade, entrega, relacionamento familiar e morte, leia COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ.

Ah... e uma foto do Will e da Lou da minha mente para vocês.




21 comentários:

Lulu on the sky disse...

Não conhecia esse livro, gostei da dica.
Aproveitando que você é uma de nossas leitoras, convido para responder a nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com sua participação.
Big Beijos

Raissa Amaral disse...

Eu já ouvi falar desse livro e to louca pra ler, sua resenha me deixou bem curiosa e com mais vontade de ler! E os atores? Amo <3

http://setudopodeser.blogspot.com.br/

Vinicius disse...

Nossa faz tanto tempo que eu não leio livros rssrs

Internet acabou com esse habito rs

Vivian Loreti disse...

Opa, me interessei, hein!
Tenho uma PEQUENA lista de livros pra terminar (mania de querer fazer tudo ao mesmo tempo agora), mas vou procurar esse pra minha singela pilha, rs.

:)

Beijos!

Flavia disse...

eu nao conhecua esse livro e me interessei moooooooito
obrigada pela dica!
Flavia
www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
Rifas: premio oculos ray ban original e novo com etiqueta
loja virtual: www.adote.iluria.com

Danina Novaes disse...

Nossa, eu adoro esse livro! Acho que foi o livro que tive a maior ressaca literária!!! Fiquei apaixonada pela história e como você disse o Will é muito único. Mas adorei como eles são na sua mente, adoro a Emma e o Bradly <3

beijos

Luma Rosa disse...

Oi, Nana!
Também não conhecia o livro e escolheu muito bem os atores... rs. Que luxo!! Apesar de que, Bradley Cooper não tem cara de mal-humorado!! Vou levar em consideração que o amor opera milagres!! (rs*)
Dica anotada!!
Beijus,

Tanise Silveira disse...

já ouvi maravilhas sobre esse livro! parece ótimo! to doida pra ler, ♥
beeeijos,
http://tudonodup.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Esse livro está na minha lista de próximas leituras. Dei uma empurradinha pra trás nele, porque chegaram umas comprinhas que fiz no submarino aqui em casa hehehehe Mas em breve vou pegar pra ler no Kindle
Bjs!

http://pingoucafenomeulivro.blogspot.com.br

Marina disse...

Oi Nana! Tudo bem?
Eu não conhecia o livro, mas confio em sua resenha, parece ótimo! O título mesmo, já me ganhou de primeira!
Estou lendo "A culpa é das estrelas", mas eu realmente não estou achando essa graça toda que todos falam...

Beijo, com Deus!
http://tudo-oquesou.blogspot.com.br/

Marina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cansei De Ser Nerd disse...

Já tinha visto a capa desse livro várias vezes, mas não tinha lido uma resenha até hoje como essa que você fez, me chamou muito a atenção! Inclusive esses dias comprei um livro que uma garota resenhou no blog dela, acho que com esse vai acontecer a mesma coisa. A história parece ser tocante. Embora eu não seja muito chegada a romances, alguns poucos mexem comigo, tipo O Diário de uma Paixão, que é lindíssimo! Vou comprar^^
http://www.canseidesernerd.com

Gabriela Gomes disse...

Parece ótimo! Adorei o post.
www.espacegirl.com

Ane disse...

Oieee! Eu ameeeei esse livro!
É muuuito lindo!
Só não gostei muito do final, mas e a vida né?! ;)
Super beijo!
http://estoulendoo.blogspot.com.br/

Fernanda Rodrigues disse...

Já vi muita gente falando bem deste livro, mas não consigo ter vontade de lê-lo.
Deve ser a capa, não sei...

De qq forma, gostei da forma como você estruturou a resenha!

Um beijo,

Algumas Observações
Teoria, Prática e Aprendizado
Nosso Clube do Livro

Amanda Bistafa disse...

Olá!
Não li esse livro, mas a história parece ser muito profunda.. e agora fiquei com ainda mais vontade de ler! Pelo jeito A Culpa é das Estrelas é fichinha do lado deste rs.. Espero conseguir lê-lo em breve! (eu sofro por querer ler mil livros e não ter muito tempo rs).
Também sempre crio os personagens na minha mente, adorei essa ideia de colocar a fotos dos atores!
Bjinhos,
http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Parecer ser uma história bem interessante e linda...
aaaaaaa
tenho que confessar que tenho essa mania também de imaginar atores conhecidos nos personagens...
EM alguns momentos dão mais emoção a certas narrativas hahaha.
=D

Desejo uma linda noite...
e uma semana abençoada!!!
Xêro

Blog a venda 5 disse...

Já vi muita resenha positiva sobre esse livro, tenho que ler e conferir
Um beijo, te espero no blog
Blog livros com café SUPER SORTEIO

Micha Descontrolada disse...

eu ouvi falar mas não tinha me empolgado...agora super me empolguei.
vc tem o ebook? pode me enviar.
e o de um dia? se tiver me envia tb, por favor?
michadiska@yahoo.com.br

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Luana Mendes disse...

Adorei a resenha!!
Fiquei com vontade de ler este livro!
Bjs
http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

Duda Fank disse...

Morro de vontade de lê-lo! A capa é tão linda e a história me parece tão... linda!
XX, duda.
http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/