quinta-feira, 12 de março de 2015

Apenas um desabafo... #peaceplease

Oi, tudo bem?

Nem sei porque vou escrever este post hoje. Às vezes, tenho medo de não ser bem compreendida, ou tida como preconceituosa, fundamentalista, ignorante ou qualquer outro adjetivo que ando ouvindo muito na televisão e na internet. Parece que o discurso de ódio é a bola da vez no mundo.

O clima anda tenso há tempos, é fato. E, a mim me parece, que desde as eleições de Dona Dilma, a coisa começou a piorar. Não sei se o motivo é ela, ou o PT, ou a roubalheira da Petrobrás, ou o Estado Islâmico ou sei-lá-o-quê. 

Só que, ultimamente, tenho percebido que as pessoas estão extremamente extremadas (e é pra ficar redundante mesmo). Ninguém pode dar a opinião própria, falar o que pensa, que já é tachado de alguma coisa.

O que eu notei com muito pesar nos últimos tempos é que não conseguimos estabelecer uma discussão saudável sobre qualquer tema considerado polêmico; é só alguém resolver dar uma opinião contrária à maioria para as ofensas começarem a pipocar no facebook ou no blog ou no instagram ou em qualquer rede social. 

Essa história de cada um ter a sua voz e vez, de poder dar opiniões ou ter espaço para expor suas ideias, tem sido deixada de lado. Vejo um ataque cego e uma briga de egos tão grande que muitas vezes eu não sei se dou risada ou se fico preocupada com o rumo que isso pode tomar.

As pessoas se esquecem que a Internet é uma terra sem lei; ou se lembram disso e aproveitam da situação para fazer o que quiserem impunimente. Tudo que é publicado vira verdade, qualquer vídeo editado é absoluto e coisas fora do contexto tomam proporções gigantescas. 

Já dizia um antigo pastor da minha igreja "todo texto sem contexto vira pretexto". Não sei se a frase era de autoria dele ou de alguém importante, mas tomo isso como verdade no que tenho visto por aí.

Em nome de uma guerra de ideais, pessoas inescrupolosas publicam textos editados, frases pinceladas fora de contextos como entrevistas/palestras/apresentações/declarações, videos somente com as cenas que podem causar algum tipo de barulho, incitando o ódio e a contenda entre minorias religiosas, raciais, étnicas e todo e qualquer grupo que pensem ou hajam diferente da suposta maioria.

Tem horas que tenho vontade de abandonar esse mundo virtual, deixar de dar minha opinião, responder posts e publicações, discutir vídeos com conteúdo duvidoso que prestam um desserviço à sociedade.

Mas se eu me calar, quem vai falar? Se todas pessoas que pregam e buscam o amor, que procuram realmente praticar o amor ao próximo que Cristo ensinou na bíblia (e que é tão difícil de seguir, vamos combinar né!?) pensarem como eu, o que será do mundo?

Sei que nem todos os meus 89 amigos virtuais que seguem esse cantinho são cristãos praticantes, mas eu sou e tenho a bíblia como regra de fé e prática. Quem crê na palavra de Deus, sabe que Deus prega o amor a toda criatura e que Ele já tinha nos avisado que chegariam tempos maus, onde o o amor se esfriaria dos corações, onde as contendas e guerras iriam multiplicar e os seguidores de Cristo pagariam um alto preço pela sua postura.

Esse tempo já chegou, pelo visto. Na verdade, segundo várias interpretações, o tal tempo do fim que a bíblia diz seria entre a 1ª e 2ª vinda de Cristo.. o que significa que vivemos o tempo do fim há mais de 2 mil anos.

Ok se você não compartilha da mesma fé que eu; ok se você me achar ignorante por seguir a bíblia - também tenho o direito de achar que você também é ignorante por não acreditar nela (chumbo trocado não dói rsrsrs...brincadeirinha, não quero repetir o mesmo papel de pessoas que estou criticando aqui). Eu sei que muitas pessoas não acreditam em apocalipse, juízo final, volta de Cristo e tantos temas que fervilham no meio cristão o tempo todo.

Agora, em meio à ataques do Estado Islâmico, ameças de bombas da Coréia do Norte, falta de água em São Paulo e aumento de tudo que for possível no Brasil, acho que já temos problemas demais pra ficar achando isso ou aquilo desta ou daquela opinião de uma sub-celebridade ou sub-político.

Se você não gostou do meu post, ok. Não vou parar de seguir seu blog, não vou mandar vírus no seu e-mail, não vou hackear seu facebook. Diferente da minoria - prefiro acreditar que são minoria, mas que conseguem destaque por causa da falta de educação do resto do mundo - eu não propago o discurso do ódio. 

O Senhor da minha vida é Cristo e Ele disse que devo amar o próximo - seja lá quem ele for e seja lá o que ele pensar.

E tenho dito. Espero que ninguém tenha se ofendido com o texto porque essa não foi a minha intenção; apenas preciso realmente desabafar.



2 comentários:

Karina disse...

Oi Nana!

Ando pensando muito nisso como você. Uma coisa é você expor sua ideia e opinião e a outra pessoa, dizer que pensa ao contrário, e continuarmos a viver na paz e na amizade.

Mas hoje em dia não! Você fala, e o que ela interpreta, vira processo, ofende você com palavras de baixo calão e tenta te rebaixar ao ultimo nível. Cria uma confusão e até mesmo uma guerra.

Chega até me estressar quando tentam me impor como verdade aquilo que não acredito! Acho que um pouco de respeito é bom para todos né?!

A minha alegria é que ainda existe pessoas com amor no coração e que traz consigo a aceitação. Aceitar o outro como ele é e como ele pensa.

Beijos

Isabely disse...

Acho que isso acontece, poisas pessoas acham que nas redes sociais não há um limite, que estão protegidas por uma tela e como não há nenhuma punição para essas coisas fica por isso mesmo, mas na vida real ninguém chega gritando com todo mundo e apontando o dedo na cara.
Gatinha, já tem vídeo novo lá no canal e post no blog, vem ver :D
Canal: youtube.com/channel/UCE3spIcPq-x-gdjwS8KUfgw
Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/