quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Resenha - Lágrimas e Sorrisos

Oi, tudo bem?

Já faz um tempinho que não coloco uma resenha por aqui, né?! Mas o livro a seguir merece lugar de destaque na estante e no coração.

Estou falando do livro Lágrimas e Sorrisos, da autora Anneke Companjen. Link para compra aqui.

Anneke é a esposa de Johan Companjen, presidente emérito da Portas Abertas - agência de apoio à missionários ao redor do mundo. Antes de se unirem à Portas Abertas, ambos trabalharam como missionários no Vietnã. Acompanhando seu marido em visitas à Igreja Perseguida, ela teve oportunidade de conhecer histórias únicas de força, garra e fé que somente mulheres poderiam protagonizar.

Para quem acompanha o blog ou as minhas postagens no Facebook, sabe o quanto sou apaixonada por missões e por conhecer outras histórias, culturas e realidades além do nosso pequeno umbigo gospel brasileiro.

Para nós que temos o privilégio de vivermos em um país laico, com liberdade religiosa para exercemos nossa fé da forma como quisermos, esse livro vem como um soco no estômago para nos fazer refletir sobre o que estamos fazendo para o nosso próximo.

Esse livro nasceu da necessidade que a autora sentia de fazer conhecidas as tristezas e alegrias de diversas mulheres da Igreja Perseguida. Mas vamos aos esclarecimentos: a Igreja Perseguida é considerada todo e qualquer cristão que vive em uma região onde sua liberdade religiosa é cerceada por algum motivo, seja ele religioso, militar ou político.

Quando falamos em perseguição religiosa, para muitos já surge a imagem do Estado Islâmico e todo o terrorismo do Oriente Médio e África. Mas, acreditem, não precisamos ir muito longe não. 

Em países como Colômbia e Venezuela, as pessoas que não concordam com milícias e traficantes pagam muito caro por isso; no interior do México, muitos sofrem retaliação por simplesmente não compartilharem da mesma fé católica da maioria. Na Coréia do Norte - considerado o pior país do mundo para ser cristão - quem não concorda com o Estado vai para campos de concentração muito similares aos campos nazistas (para quem tiver estômago, fica a dica do livro Fuga do Campo 14).

E, muitas vezes, recebemos nas igrejas pedidos de oração por pastores e missionários que são presos, sequestrados ou até mesmo assassinados por causa de sua crença em países onde existe perseguição religiosa.

Porém, as histórias de suas esposas, filhas, irmãs e mães que ficam nesses países abandonadas, desamparadas e tem que "seguir em frente" não costumam chegar aos nossos ouvidos.

E daí surge esse livro maravilhoso com relatos impressionantes de mulheres que, em sua resignação, mostraram toda a sua força e raça de guerreiras.

Algumas eram tidas como meras esposas de pastores bravos, ousados e corajosos. Entretanto, suas angústias com o lar, com a vida do marido, eram, na maioria das vezes, negligenciadas da comunidade cristã.

Quase todas as histórias narradas neste livro foram contadas diretamente pelas mulheres à autora. Ao fim de cada relato, a autora nos convida a interceder por essas irmãs e por tantas outras que têm sua história esquecida, como elas tiveram um dia.

Cada capítulo narra uma história real, nem todas as histórias tem um final feliz - ou mesmo um final para ser contado. Mas, a cada página, fica o exemplo de fé, coragem e firmeza que poucas mulheres conseguem demonstrar em situações bem menos extremas.

Não sei se consegui passar exatamente em palavras o quanto esse livro me tocou: me arrependi de não ter lido antes, uma vez que me dei de aniversário no ano passado e ele estava no final da pilha, esperando para ser lido. Mas com certeza será um livro lido, relido e relido várias vezes. As histórias são extremamente tocantes e nos fazem nos lembrar da força que Deus colocou dentro de cada uma de nós - mulheres aparentemente frágeis que guardam dentro de si um grande potencial para enfrentar o que vier pela frente. E, com a fé em Deus, com certeza podemos mover o mundo, garotas!

Procurem, comprem em sebo, emprestem, baixem na Internet, mas confiram esse livro. Te garanto que ele terá um grande impacto na sua vida.

Nenhum comentário: