segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Resenha - Amor de Redenção

Oi, tudo bem?

Mais um daqueles livros que super recomendo, que digo que você tem que ler, tem que ter e tem que passar adiante.

De cara, o que chama atenção neste livro é o vestido vermelho em relevo e com brilho e as quase quinhentas páginas... que, confesso, quase li em uma sentada.

A história se passa na Califórnia, por volta de 1850. Em uma época em que os homens corriam pelo ouro, desejando riqueza, e algumas mulheres vendiam seu corpo como um meio de sobreviver, não sabendo fazer nada além disso para terem um teto sobre suas cabeças.

Sarah/ Angel, cresceu nesse mundo, sem conhecer outra vida além da dor e sofrimento, causados a ela, sem que ela tivesse o poder, ou meios de mudar. Ela só conheceu a traição e maldade dos homens.  Desde pequena viu o desprezo do próprio pai e carregou o fardo de achar que não deveria ter nascido. Perdendo sua mãe ainda menina, foi vendida aos 8 anos de idade, como prostituta.

O meio que ela encontrou para sobreviver foi tornar-se indiferente e alimentar o ódio e indiferença em seu coração. E nada mais para ela importava. Não acredita em mais nada, nem mesmo em Deus. Angel perdeu completamente a fé, ou, talvez, nunca a teve.

Isso, até o dia em que Michael Hosea cruzou o seu caminho. Ele é um homem forte e determinado, que acredita devotamente em Deus, e obedece ao seu chamado, que lhe diz para que se case com Angel e a ame incondicionalmente. Aos poucos ele vai conquistando espaço no coração ferido de Angel, e ela começa a se abrir com ele. Mas ela não se sente digna desse amor. Angel não pode apagar seu passado, nem o desprezo que sente por si mesma. Ela foge. Foge de volta pro lugar de onde veio, pra longe do amor de Michael, morrendo de medo da verdade que ela insiste em negar: a sua cura se encontra naquele que ela por tanto tempo negou, mas que jamais a deixaria desamparada.

O início tem um ritmo mais acelerado para chegar logo à idade adulta da personagem. Quando finalmente chega, engata uma marcha mais lenta, mas ainda bem dinâmica, envolvente, legal de ler. Mais para a frente, lá pelo meio, o livro se arrasta um pouco, mas não torna a leitura cansativa. Lá para o final a história acelera novamente.  Deu uma certa tristeza quando acabou porque é difícil encontrar uma leitura tão agradável quanto foi Amor de Redenção.

Coisa rara hoje em dia, o livro traz uma mensagem positiva e que ajuda o leitor a crescer e a entender o amor sacrificial, o amor redentor. Ao terminar, a história continua em sua cabeça, pedindo para você pensar mais. 

Amor de Redenção é, para mim, o símbolo de um sonho. Ficção cristã é algo que eu acredito que deveria ser melhor explorado, tanto em livros para o público cristão quanto para o público em geral. Algo que alcance não apenas a cristãos, mas a todos os que gostam de boa literatura. Amor de redenção é um clássico atemporal, uma história transformadora sobre o amor incondicional, redentor e absoluto que está ao alcance de todos nós. Esse tipo de leitura facilita até a compreensão melhor da bíblia - para quem não sabe, o livro foi baseado na história bíblica do profeta Oséias que se casou com a prostituta Gomer por orientação de Deus, a fim de mostrar à sociedade da época que o amor pode vencer todos os obstáculos.

Esse é daqueles livros que te faz pensar. Pensar de verdade! Até onde achamos que uma pessoa merece uma segunda chance?

Os personagens de Amor de Redenção são marcantes, e cada um deles tem um papel fundamental no desenvolvimento da trama. Os sentimentos de cada personagem são muito bem explicados e explorados e ajudam o leitor a se envolver com a história.

A ambientação da época também é primorosa. Os cenários, as cidades surgindo e se desenvolvendo; e a descrição das vestimentas dos personagens são condizentes com a época. A autora optou por não usar uma linguagem coloquial, tipica da época, e fez uso de uma linguagem fluída e contemporânea. 

A profundidade da drama não está só no romance entre Angel e Michael, está mais além. Fala do que muita gente sente, do vazio nos olhos, da esperança perdida, de  achar que nunca deveria ter nascido, do passado cheio de vergonha, do preconceito,  do amor de Deus que surpreende até o pior dos pecadores. 

Em certas horas da leitura você enche os olhos de lágrimas, em outra chega a prender a respiração, em outro momento fica revoltado por um personagem ou outro ser tão teimoso.

Uma história mais que perfeita. Não tem como não se emocionar ou se sentir tocado. Temos tanto que melhorar em nossas vidas. Pessoas precisam da nossa compaixão e amor, mas as vezes somos tão mesquinhos que ignoramos, por preconceito ou por orgulho. Está na hora de amarmos, simplesmente porque Deus nos ama, e Ele não olha para o nosso passado, por mais vergonhoso que seja. Não importa o que você fez, Ele ainda te ama. Não merecemos isso, Ele sabe, mas não se importa, porque Ele escolheu nos Amar. Simples, perfeito e surpreendente assim.

A sua graça nos basta a e o seu amor nos completa. 

13 comentários:

Soraya Abuchaim disse...

Oiii... Nossa, que capa linda! 500 páginas? Já adorei hahaha
Adoro livros de época, e se vc achou a ambientação bem feita, vai me agradar também. E que lindo o recado do livro, sobre o amor. Acho que super quero ler, confesso que gosto de livros que me façam verter lágrimas rs

Beijos

www.meumeiodevaneio.com.br

Karina disse...

Oi Nana!

Estou numa fase de leitura de romances... mas prometi a mim mesma ler o que já tenho em casa! kkk

Então agora comecei a ler Divergente!

Beijos

Lulu on the sky disse...

Oi, Nana
Curto esse tipo de romance, deve ser ótimo o livro.
Boa noite pra vc!
Big Beijos
Lulu
http://www.luluonthesky.com

Unknown disse...

Ai amiga preciso confessar que não estou tendo tempo para ler, mas quero mto fazer isso! Gostei da sua resenha beijos

Juju Bittar disse...

Caramba... números de página me assustam... mesmo eu estando em um livro com mais de 800... ahuahauhauha Parece ser um livro bonito... eu gosto de livros bonitos!! Gosto de ouvir sobre o amor... ai ai ... rsrsrs

Bjinhos
JuJu
www.asbesteirasquemecontam.com.br

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Nana, eu prefiro mesmo livros cristaos que nao sejam ficcao, gosto muito de ler coisas reais mesmo onde as pessoas passaram por determinado problema e buscaram a Deus para a solucao de suas vidas. Ficcao ja existe bastante nas TVs. Eu penso que por causa dessa tal "ficcao" muita gente crista ou nao vivem um mundo muito irreal. A realidade da vida é bem outra. Caso vc queira ler livros edificantes leia Max Lucado, ele é um americano que viveu como missionario no Brasil e tem o dom de escrever e nos prender de uma forma que Deus deu somente a ele. Tenho certeza que vc vai gostar.

Quanto ao seu comentario na Saia Justa, deixo aqui o meu parecer. Ninguém precisa de ter mais amor. Ou se tem AMOR com todas as letras maiúsculas ou nao se tem. Ou se tem paciência ou nao se tem. Nao se trata de ter mais ou menos. Situacoes do momento podem nos deixar um pouco sem direcao, mas o Amor que rega todas as coisas tem que estar lá. Pois é Ele a fonte da Vida. Mesmo que vc esteja tao aflita porque a data do casamento se aproxima, a primeira coisa que se tem com todos a nossa volta é um relacionamento de Amor, paciencia, respeito. Nossos pais em primeira linha do nosso Amor. Pois foi com eles que aprendemos a amar as pessoas. Se pensamos que porque vamos casar podemos dar ataques de histerismo, é porque há algo errado, é melhor rever o que estamos dando muita importancia nesse caminho, porque devemos honrar os nossos pais até o fim da nossa vida e da mesma forma o nosso próximo. Devemos tratar cada um como a nós mesmos. Seja quem for. Desde o entregador de cartas até a pessoa mais importante que achamos. Somos todos iguais diante de Deus e ninguém é mais importante que ninguém. Por isso se acalme, respire fundo, se desculpe com quem vc precisa se desculpar. Entre de cabeca erguida em sua nova etapa de vida que é o seu casamento. Senao vc vai comecar sua estória escrevendo bem torto. Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. E é isso que muita gente está fazendo e vivendo. Nao seja mais uma, sua realidade de vida nao é um livro de ficcao. Que Deus abencoe vc. Busque-o todos os dias com um coracao sincero e Ele vai te orientar e te dar Paz, a verdadeira paz para que vc curta cada momento nesse preparo para o seu casamento. Um grande beijo e as mais ricas bencaos para você e seu futuro esposo. Georgia

Nana disse...

Muito obrigada pelas palavras, querida. Era exatamente o que eu precisava ler. :)

Flavia disse...

que livro interessante e a capa é linda mesmo!!!
Flavia
www.secret4beauty.blogspot.com
www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
loja virtual: www.adote.iluria.com

Bella disse...

Nana eu ja me emocionei com a tua resenha entao ja to vendo que esse e um daqueles livros para ler com lencinhos kkkkk concordo cobtigo, ficcao crista deveria ser mais difundida! Esse genero de fato tem o poder de tocar e transformar as pessoas, as levar para mais proximo do PAI. E nao ha melhor lugar para estar :-) Parabens pela resenha Nana! Beijo!

Hellz. disse...

esse vestido vermelho realmente chama a atenção. Acho que tenho curiosidade pra ler uma história de amor tão diferente da habitual

beijo
beinghellz.blogspot.com

Micha Descontrolada disse...

já ouvi falar super bem desse livro, deu vontade de ler. E também dos outros dois da mesma autora, um que fala da mãe e outro que fala da filha. Dizem que são ótimos também.

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Carol Daixum disse...

Parece ser bem forte, principalmente o início. Mas ao mesmo tempo parece trazer uma mensagem bem bacana. Dica anotada! E a capa é linda mesmo! ;-)

Beijos,
Carol
www.pequenajornalista.com

Uma Interessante Vida disse...

Parece ser o tipo de história que prende a atenção... adoro romances. bjs